sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Limites da Freguesia de Bucos

Os limites da Freguesia de Bucos

Para refletir

Os limites da freguesia de Bucos com as Freguesias e Lugares envolventes podem ser naturais: rios, ribeiros, pontes, caminhos e estradas e limites não naturais quando dificeis de definir

Nos limites da Freguesia de Bucos com a Freguesia de Cabeceiras de Basto  devemos considerar os naturais como o Rio da Cangada, a ponte de Busteliberne, até à ponte do Gado, passando pela ponte da Cangada, que nos separa do Lugar de Gondarém.

Os limites da Freguesia de Bucos com o Lugar de Busteliberne será mais difícil: do Rio da Cangada, próximo da ponte de Busteliberne, na direção do Loreirinho, seguindo depois por um caminho por fora das coutadas de busteliberne até à estrada Municipal da Veiga Busteliberne. Na Veiga existe um ribeiroto na direção do Iteiro Coelho, que fará esta divisão. Na parte alta montanhosa penso, que será por um fundão ou um ribeiro entre o Iteiro Cabra e o Iteiro Coelho. 

Os limites com o Lugar de Sendim são um limite natural, estradão, que parte do Carvalho da Estrada e nos leva até à ponte do Gado. Para o outro lado da Serra a fronteira deverá ser  uma linha reta que liga o Carvalho da Estrada até ao início da pedra, lado Norte.

A pedra esta orientada de Norte para Sul.
Na sua parte Sul, debaixo, pertence `a Casa da Fonte de Gondarém, depois à Casa Machado e no final a proprietário de Sendim, 
Pela  parte alta ou de cima pertence à Freguesia de Bucos`a Casa da Pereira?e à Casa do Freitas. Existem umas cruzes de marcação na parte superior da pedra.

Os limites da Freguesia de Bucos com o Lugar de Lapela desconheço porque não são limites naturais, mas sempre ouvi dizer que Bucos ia até Lapela e que os montes de Lapela eram para o outro lado.

Os  limites da Freguesia de Bucos com o Lugar de Calvos, na parte do Candedo são difíceis porque são limites não naturais, depois existe um caminho que separa Casares de Calvos e chega à estrada nacional 205.

Os limites do Lugar de Carrazedo de Bucos com o Lugar de Agra, Freguesia de Rossas, Concelho de Vieira do Minho, são  feitos pelo Ribeiro Carrazedo,  que nos leva até à Serra da Lameira.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Serra ou Serra de Fafe

Esta montanha chamada "SERRA" ou "Serra de Fafe" por pertencer ao conjunto montanhoso da Serra de Fafe, separa a Freguesia de Bucos do Lugar de Lapela, do Lugar de Sendim, da Freguesia de Cabeceiras de Basto, do  Lugar de Calvos  da Freguesia de Rossas, Concelho de Vieira do Minho e do Lugar de Figueiró, da Freguesia de Aboim,  do Concelho de Fafe e anteriormente pertencente ao Concelho de Cabeceiras de Basto.

Nomes conhecidos nesta SERRA: Vale da Cal, Bragadas, Grego, Lameirinhas, Ninho do Corvo, Penedo Pinto, Candedo, Quelha de Frades,  ...

Casas Rurais, aldeia de Bucos

Imagens




terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Serra de Maçã

A Serra de Maçã fica na divisa da Freguesia de Bucos com a Freguesia de Salto.
A importância desta Serra remonta ao início da Freguesia de Bucos por ser um plano alto e com boa vegetação para os animais se alimentarem.
Há muitos e muitos anos, que os agricultores da Freguesia de Bucos, durante os meses de Verão, levavam os seus animais a pastar nesta serra.
Para guardar estes animais dos lobos, em tempos idos, construiram uma vacaria nesta montanha.
Esta tradição, nos dias de hoje, perdeu-se

Montanhas de Bucos

Nomes de algumas montanhas de Bucos:
Turgal, Iteirão, iteiro Alto, serra de Vila Boa, serra da Lameira, Serra, monte Meão, serra de Maçã, iteiro Cabra, curral Carneiro, Loreirinho, ...

Do lado de Fafe e do Lugar de Lapela temos a "Serra"
Do lado de Calvos, Rossas, Vieira do Minho temos o Monte Meão
Do lado do Lugar de Busteliberne, Freguesia de Cabeceiras de Basto, temos o Loreirinho, (por cima dos pátios) Iteiro Cabra, (a seguir à Veiga) ..
Do lado da freguesia de Salto temos a Serra de Maçã.
Do lado do Lugar de Agra, Freguesia de Rossas, Concelho de Vieira do Minho, temos a Serra da Lameira